Ecurie Ecosse

ecurie ecosse racing team

Ecurie Ecosse

Ecurie Ecosse Racing Team

Ecurie Ecosse foi uma equipe escocesa de automobilismo sediada em Edimburgo, Escócia. A equipe foi fundada pelo piloto David Murray e o mecânico Wilkie Wilkinson em 1951. O feito mais notável da equipe foi ter vencido as 24 horas de Le Mans em 1956 e 1957.

Ecurie Ecosse foi uma equipe escocesa de automobilismo sediada em Edimburgo, Escócia. A equipe foi fundada pelo piloto David Murray e o mecânico Wilkie Wilkinson em 1951. O feito mais notável da equipe foi ter vencido as 24 horas de Le Mans em 1956 e 1957.

A equipe chegou a disputar 3 provas na Fórmula 1 nas temporadas de 1952, 1953 e 1954. Nas duas primeiras, os carros tiveram problemas de motor e não completaram a prova. Na última participação da equipe na F1, conseguiram completar a prova, mas chegando 12 voltas atrás dos líderes. A partir daí a equipe se concentrou em eventos de carros esportivos.

O grande feito, sem dúvida, foram as vitórias nas 24 horas de Le Mans. Em 1956 os pilotos vencedores foram Ron Flockhart e Ninian Sanderson, pilotando um Jaguar D-Type. Em 1957, a equipe participou da prova com dois Jaguar D-Type.  Ron Flockhart venceu mais uma vez, mas em parceria com o piloto Iver Bueb. Os pilotos Ninian Sanderson e John Lawrence, que pilotavam o segundo carro da equipe, terminaram em segundo, fazendo uma dobradinha para a equipe.

A equipe continuou a participar das 24 horas de Le Mans até 1962. Porém, não conseguiram completar mais nenhuma prova após o auge da equipe em 1957.

Dentre os vários pilotos que pilotaram pela equipe temos o tricampeão mundial de F1, Jack Stewart e o bicampeão Jim Clark.

Ressurgimento da Ecurie Ecosse

Nos anos 80, após a Ecurie Ecosse estar inativa desde 1971, o piloto Hugh McCaig ressuscitou a equipe e, em 1986, venceu a classe C2 do Campeonato Mundial de Carros Esportivos. A equipe continuou ativa até a década de 90.

Em 2011 Hugh MacCaig anunciou a volta da equipe com quatro pilotos, 25 anos depois do último título na classe C2 do Campeonato Mundial de Carros Esportivos. A equipe inscreveu um Aston Martin DBRS9 nas 24 Horas de Spa na classe GT3 com ajuda da Barwell Motorspart, equipe parceira da Aston Martin Racing, terminando a prova em vigésimo lugar.

Commer Transporter

Para o transporte dos carros e equipamentos, a equipe utilizava o Commer Transporter, um veículo de 2 andares, com capacidade para transportar um carro dentro, e dois em cima, além de espaço para a equipe de apoio e equipamentos da oficina. O veículo foi projetado por Selby Howgate e construído pelo construtor de carrocerias Walter Alexander Coachbuilders, de Falkirk, Escócia. Baseado em um chassi Commer, ele utiliza um motor diesel de dois tempos. O veículo era azul escuro metálico, com o nome Ecurie Ecosse pintado nas laterais.

Em 2013, uma coleção de carros da equipe foi leiloada por 8,8 milhões de libras esterlinas. Incluídos na coleção estavam o Commer Transporter, Jaguar XK120, Jaguar C-Type, Jaguar D-Type, Tojeiro-Jaguar, Cooper-Climax Monaco, Le Mans Austin-Healey Sprite e Tojeiro EE-Buick Coupe.

Miniaturas

O sucesso da equipe com as vitórias em Le Mans capturou a imaginação do público. Com esse sucesso, os fabricantes de miniaturas Corgi e CMR lançaram modelos do Commer Transporter customizado com as cores da equipe.

Corgi

A miniatura da Corgi foi feita na escala 1/48 e foi lançada pela primeira vez em 1961, sendo feita até 1965. As primeiras versões eram em azul escuro, as últimas em azul claro. O nome da equipe foi pintado em vermelho, amarelo ou azul e o interior em vermelho ou bege.

Na década de 60 a Corgi lançou uma edição especial, um pacote que incluía o Commer Transporter e três carros de corrida. Inicialmente o pacote incluía o Commer Transporter, uma Lotus X1 #151 *, uma BRM P25 #152 * e uma Vanwall #150 *. Mais tarde, a Lotus foi substituída pela Ferrari F1 #154 * e o Commer Transporter foi pintado com um azul mais claro.

Porém, os carros incluídos não foram feitos com as cores da equipe. Talvez a Corgi tenha apenas utilizado os modelos que já fabricava, montando então o “gift set” com o Commer Transporter e três carros de corrida.

* numeração da Corgi para os modelos.

CMR – Classic Model Replicars

O Commer Transporter da CMR foi lançado em 1959 na escala 1/18, o que possibilitou a fabricação de uma miniatura rica em detalhes, tanto na parte externa quanto na interna. Foi feito na cor original da equipe, azul escuro metálico, com o nome da equipe em dourado. Tem aproximadamente 52 cm de comprimento.

Bibliografia

  1. https://www.bbc.com/news/uk-scotland-25157931
  2. https://en.wikipedia.org/wiki/Ecurie_Ecosse
  3. https://www.ecurieecosse.com/

Imagens

  1. Ecurie Ecosse Logo – M-CarCC BY-SA 4.0
  2. Jaguar D-Type 1956 – StahlkocherCC BY-SA 3.0
  3. Jaguar C-Type 1953 – EagleshCC BY-SA 4.0
  4. Commer Transporter –  AndywebbyCC BY 3.0
  5. Corgi Commer Transporter – Victory Vintage & Collectibles
  6. Corgi Gift Set – John W.
  7. CMR Commer Transporter – R.M.Toys

Deixe um comentário