1932 AEC Regent Open Top Bus – Edição Limitada

1932 AEC Regent Open Top Bus – Edição Limitada

1932 AEC Regent Open Top Bus – Edição Limitada

Edição/Revisão: Alisson Barros

Miniatura alusiva ao Imperial War Museum Duxford (Museu Imperial da Guerra de Duxford).

Baseado no histórico aeródromo de Duxford em Cambridgeshire – Inglaterra, local originalmente operado pela Royal Air Force (RAF), o Museu iniciou-se durante a Primeira Guerra Mundial em 1917 como “Comitê do Museu Nacional da Guerra”. O comitê foi criado pelo governo britânico para registrar o esforço de guerra e o sacrifício da Grã-Bretanha e seu Império. O museu foi inaugurado em 1920, quando foi renomeado como Imperial War Museum Duxford (Museu Imperial da Guerra de Duxford).

Na Segunda Guerra Mundial Duxford desempenhou um papel proeminente durante a Batalha da Grã-Bretanha e, mais tarde, foi utilizada por unidades de caça da Força Aérea do Exército dos Estados Unidos em apoio ao bombardeio diurno da Alemanha.

Duxford manteve um aeródromo ativo da RAF até 1961.

Em 1969, após o Ministério da Defesa declarar que não havia mais necessidade de se manter uma base em Duxford, o Museu Imperial da Guerra recebeu permissão para usar parte do local para armazenamento. Finalmente, em 1976, o aeródromo foi transferido para o museu.

O local abriga cerca de 200 aeronaves, veículos militares, artilharia e embarcações navais de menor porte. Tudo isso fica exposto em sete edifícios, onde também são expostas outras coleções de materiais como filmes, fotografias, documentos, livros e artefatos, além de abrigar vários museus regimentais do Exército Britânico incluindo os do Regimento de Paraquedistas (Airborne Assault) e o Royal Anglian Regiment.

O espaço continua sendo um aeródromo ativo e é usado por companhias aéreas civis e utilizado para shows aéreos. O aeródromo é operado em parceria com o Cambridgeshire County Council e a Duxford Aviation Society, uma instituição de caridade formada em 1975 para preservar aeronaves civis e promover a valorização da história da aviação civil britânica.

Miniatura LLedo 1932 AEC Regent Open Top Bus – Edição Limitada

Em 1994 a Lledo lançou uma série limitada com 5000 miniaturas do AEC Regent Open-Top Bus 1932. Ela foi feita exclusivamente para a exposição e leilão de modelos da Lledo, que foi organizada no Museu Imperial da Guerra de Duxford em 11 de junho de 1994. Todas as miniaturas foram fabricadas na Inglaterra e cada uma foi individualmente numerada.

A miniatura das fotos é propriedade do colecionador e autor desse artigo, Thay Xavier, e é a número 2153.

Bibliografia

  1. https://www.iwm.org.uk/
  2. https://en.wikipedia.org/wiki/Imperial_War_Museum_Duxford

Fotos: Thay Xavier

Deixe um comentário