Brasinca Uirapuru 4200 GT

O Brasinca Uirapuru, também conhecido como Brasinca 4200 GT, foi um dos primeiros carros esportivos desenvolvidos no Brasil. O modelo foi produzido pela Brasinca (abreviação de “Brasil Indústria e Comércio de Automóveis S.A.”) que era uma empresa brasileira fundada em 1949, inicialmente dedicada à fabricação de componentes automotivos. A Brasinca encerrou suas atividades no segmento automotivo no final dos anos 1960, mas continuou a atuar na fabricação de peças e componentes industriais.

O modelo foi apresentado no Salão do Automóvel de 1964 e chamou a atenção por seu design moderno e desempenho robusto. O design era elegante e aerodinâmico, com linhas que lembravam carros esportivos europeus da época. Tinha um perfil baixo, frente alongada e traseira curta. O carro tornou-se a atração do evento, atraindo olhares curiosos do público e da imprensa.

O Uirapuru foi projetado por Rino Malzoni. Seu desenvolvimento começou no início dos anos 1960. Era um modelo avançado para a época. Tinha a carroceria feita em aço e moldada à mão, ao contrário da maioria dos esportivos brasileiros da época, que utilizavam carroceria feita em fibra de vidro. Outra novidade foram os testes da carroceria em um túnel de vento aeronáutico, coisa inédita, até então, para um pequeno fabricante.

Era equipado com um motor Chevrolet de seis cilindros e 4.2 litros, que produzia aproximadamente 155 cavalos de potência. Tinha também um ótimo desempenho e sua velocidade máxima ultrapassava os 200km/h.

A produção do Uirapuru foi limitada. Foram vários os fatores responsáveis por isso, incluindo o alto custo de produção e a limitada demanda de mercado. No Salão do Automóvel de 1966, a Brasinca apresentou o seu tradicional cupê, agora com faróis retangulares, e duas novas versões: o conversível e a perua, chamada de Gavião. 

No total foram produzidas 77 unidades, sendo 3 delas conversíveis. A perua Gavião, apresentada no Salão do Automóvel, foi um projeto destinado à Polícia Rodoviária. Era blindada, equipada com rádio transmissor, maca, equipamento de combate a incêndio e duas metralhadoras embutidas nos faróis de milha. Ela não foi comercializada. O protótipo exposto no Salão foi doado ao estado para testes. Não se sabe o que aconteceu com ele.

A produção foi encerrada em 1966, mas o Uirapuru deixou um legado significativo na indústria automotiva brasileira. Apesar da sua curta vida, o Brasinca Uirapuru é lembrado como um marco do design e da engenharia automotiva nacional. Os modelos restantes são raros e muito valorizados. É considerado um ícone entre os carros clássicos do Brasil e é altamente valorizado por colecionadores.

Miniatura

A miniatura do Brasinca 4200GT, o Uirapuru, foi lançada pela coleção Carros Inesquecíveis do Brasil. Ela foi fabricada pela IXO.