Como identificar Hot Wheels raros?
Tanto aqui no blog, quanto em grupos de colecionadores, é uma das perguntas que mais ouvimos: Como identificar Hot Wheels raros?
Em primeiro lugar, vamos à definição de raro:
Portanto, podemos notar que a raridade de um Hot Wheels é subjetiva e vai variar por inúmeras razões, até mesmo pela localização do colecionador. Muitas vezes, uma miniatura que se encontra facilmente em algumas regiões, é difícil de encontrar em outras. Ou seja, o que é raro para um colecionador pode não ser raro para outro.
No entanto, as dicas abaixo podem ajudá-lo a identificar modelos que são mais propensos a serem raros e valiosos.
Existem vários fatores que podem contribuir para a raridade e valor de um Hot Wheels, incluindo:
- Quantidade produzida: Quanto menor a quantidade produzida de um modelo, mais raro ele será.
- Distribuição: Modelos que são vendidos apenas em determinados mercados, modelos exclusivos de alguma loja, ou miniaturas produzidas para eventos são mais raros do que aqueles que são vendidos em escala global.
- Popularidade: Alguns modelos, mesmo sendo produzidos em larga escala e vendidos em escala global, quando muito populares entre os colecionadores, se tornam mais difíceis de serem encontrados. Desta forma, apesar de não serem raros, é difícil encontrá-los nas gôndolas.
- Ano de produção: Os modelos mais antigos eram produzidos em menor quantidade do que hoje.
Aqui estão algumas dicas para identificar um Hot Wheels raro:
- Verifique o número de produção: Algumas miniaturas saem de fábrica com a tiragem daquele determinado modelo. Geralmente esse número é impresso na embalagem da miniatura. Quanto menor o número, mais raro o modelo. Um exemplo são os RLC. Apesar de hoje não saírem mais com a tiragem, vários deles foram produzidos em quantidade bem limitada como, por exemplo, o Hot Wheels Gucci Cadillac Seville, com apenas 5 mil unidades produzidas.
- Procure por modelos exclusivos: Miniaturas que são vendidas apenas em determinados mercados ou eventos são mais raras. As convenções de miniaturas geralmente vendem miniaturas feitas exclusivamente para o evento. E algumas lojas vendem edições limitadas e vendidas apenas naquela loja. Um exemplo é a linha Red Edition da Hot Wheels, que é vendida apenas na Target.
- Modelos antigos: O número de miniaturas produzidas no passado era bem menor do que hoje. Além disso, as crianças no passado não tinham acesso a tantos brinquedos como hoje. Ou seja, além de serem difíceis de encontrar, são ainda mais difíceis de serem encontrados em bom estado, e ainda mais difíceis de serem encontrados na cartela. Isso, aliado ao fato de que foram produzidos em menor quantidade torna-os raros nos dias de hoje.
Na minha opinião, uma miniatura rara é aquela difícil de ser encontrada, não só nas gôndolas, como também nas lojas online e nas mãos de vendedores. O fato de ela ter um alto valor no mercado não quer dizer que seja rara. Um STH, por exemplo, é super difícil de encontrar nas lojas. Porém, é muito fácil encontrá-los online ou nas mãos de vendedores. Um RLC se esgota, na maioria das vezes, em poucos minutos. Porém é fácil encontrá-los à venda.
Ou seja, não considero que um STH ou um RLC sejam raros. Até pela própria definição da palavra “raro”, podemos apenas dizer que é raro encontrar um STH nas lojas ou que é difícil garantir um RLC na venda inicial. Mas não são miniaturas raras. Como dissemos acima, são encontradas à venda em inúmeros sites e nas mãos de inúmeros vendedores. Mesmo caso das miniaturas mais populares como as temáticas, as Kool Kombi e várias outras que são super difíceis de se encontrar nas lojas. Porém, é possível achá-las à venda nas mãos de inúmeros vendedores.
E vale lembrar também que o fato de ser rara ou antiga não torna a miniatura valiosa. O que determina valor é o mercado. Portanto, se não existe grande interesse do público em determinada miniatura, ser difícil de achar ou ser antiga não irá fazer o seu valor aumentar.