Em 1966, a Ford desenvolveu o Ford J-Car, uma versão mais leve e aerodinâmica do Ford GT-40. O J-Car apresentava um design inovador com chassi em forma de favo de mel, feito em alumínio. Seu motor era o Big Block 427, 7.0 litros do Ford GT40 MK II
Durante os testes em Le Mans, o J-Car registrou o tempo mais rápido nas sessões de treinos livres. Porém, a Ford decidiu competir com o GT40 Mk2, alcançando um grande feito: seus carros chegaram em primeiro, segundo e terceiro lugares.
Depois de Le Mans, outro J-Car foi construído. Em uma sessão de testes, Ken Miles conduzia o carro quando perdeu o controle e bateu, o que acabou causando sua morte.
Após o acidente, a Ford apresentou um novo projeto, o GT40 MK IV. Ele tinha um chassi mais resistente, e era mais aerodinâmico.
O Ford J-Car da Hot Wheels foi desenhado por Harry Bradley, e foi lançado em 1968, sendo um dos primeiros 16 modelos lançados pela Hot Wheels. Após 1968, a Hot Wheels apenas relançou o J-Car em 2010, 2015 e 2018 como modelos do RLC, o clube de colecionadores da Hot Wheels.