You are currently viewing História da Hot Wheels
historia da hot wheels

História da Hot Wheels

historia da hot wheels

Por mais de 50 anos a Hot Wheels faz parte da vida de milhões de crianças e adultos. O que começou apenas como um brinquedo se tornou uma febre entre colecionadores e aficionados pela marca. 

A Hot Wheels surgiu quando Elliot Handler, um dos co-fundadores da Mattel desafiou a sua equipe a criar um carrinho de brinquedo que fosse mais legal e tivesse uma performance melhor do que tudo que havia disponível no mercado. Ele ficou impressionado com o design das rodinhas quando viu o carrinho. Logo acordos foram fechados com fabricantes de automóveis com as devidas licenças para a comercialização das miniaturas.

O primeiro Hot Wheels a chegar no mercado foi o Custom Camaro, logo seguido por mais 15 lançamentos. Esse primeiros 16 lançamentos da Hot Wheels ficaram conhecidos como os “Sweet 16”. Estes foram os primeiros da Série Red Line, que tinham uma faixa vermelha nos pneus. Também foram lançadas pistas e conjuntos onde podia-se brincar com os carrinhos.

historia da hot wheels
Os 16 primeiros Hot Wheels lançados em 1968

A chegada da Hot Wheels foi um grande sucesso, forçando os outros fabricantes a mudar e modernizar suas linhas para não perder espaço no mercado. O sucesso da linha de 1968 foi se consolidou com a chegada da linha de 1969, transformando a Mattel no maior fabricante de miniaturas de carros nos Estados Unidos. 

Em 1970 foram introduzidos 43 novos modelos. Porém, entre 1972 e 1973 apenas 7 novos modelos foram criados. Além disso, a pintura dos carrinhos foi substituída, deixando de ser pintados com spectraflame e passando a ser pintados com cores de esmalte sólidas, o que é usado até hoje na linha básica. Devido às baixas vendas nesse período, os modelos desses dois anos são muito procurados por colecionadores.

Em 1974, a foi introduzida a linha Flying Colors, onde foram utilizados adesivos chamativos e desenhos. Com o sucesso dessa nova estratégia outros fabricantes copiaram a inovação para não perder mercado. Isso ajudou a revitalizar as vendas.  Já próximo do fim da década, a linha Red Line foi sendo eliminada de forma gradual. Foi nesse período também que ocorreu uma mudança para a fabricação de carros e caminhões mais realistas, como eram os da concorrente Matchbox. 

Durante a década de 80 a Hot Wheels apresentou várias novidades. As rodas Hot Ones foram lançadas em 1981 e tinham cubos pintados e eixos mais finos visando mais velocidade.  Em 1983 foi lançada a linha Real Riders, que introduziu rodas com pneus de borracha. Porém, apesar da popularidade, a linha parou de ser produzida em 1987 devido ao alto custo de produção voltando, porém, a ser produzida anos depois. Em 1984 foram introduzidos na sua linha carros esportivos e econômicos da época.

A década de 80 foi também marcada pela controvérsia com a General Motors. Eles estavam se preparando para lançar o novo Corvette. Com problemas na linha de produção, o lançamento foi atrasado. Porém, a Hot Wheels já estava projetando a miniatura do novo Corvette que acabou sendo lançada antes do lançamento do carro da General Motors. Isso quase fez a General Motors cancelar a licença da Mattel.

Em 1995 surgiu uma grande mudança: os modelos de cada ano, desde então, foram divididos em séries. Outra grande novidade foi a introdução dos Treasure Hunts, que consistia em 12 modelos lançados ao longo do ano com pintura especial, rodas com pneus de borracha e produção inicial de apenas 10 mil unidades. Em 2007 a série foi reformulada.

Nos anos 2000 a Hot Wheels continou com o seu domínio no mercado de miniaturas. Foram lançadas séries especiais com pneus de borracha, maior detalhamento e melhor acabamento como a Entertainment, que introduziu veículos inéditos de filmes e programas de TV, além de reeditar outros, já lançados anteriormente na linha básica, a Boulevard, Car Culture, Fast & Furious, Pop Culture, dentre outras. 

Foi também quando surgiu o Red Line Club, clube exclusivo onde os membros tem a chance de comprar miniaturas especiais exclusivas e limitadas, lançadas durante o ano, além de terem acesso a um conteúdo que apresenta artigos, notícias e um fórum. 

Logomarca da Hot Wheels ao longo dos anos