Miniatura Ford F-75

Miniatura Ford F-75

A F-75 foi lançada pela Ford em 1970. Produzida até 1982, sua carroceria se manteve inalterada durante toda a sua produção. Mas a sua história começou bem antes, na década de 50. Em 1952 a Willys abriu sua filial brasileira, a Willys-Overland do Brasil, para montar o Jeep. Durante os anos seguintes, novos modelos foram lançados pela Willys, incluindo a Rural, que era uma versão Brasileira do Jeep Station Wagon, lançado nos Estados Unidos. 

Em 1960 a Rural foi reestilizada e foi lançada a sua versão picape,  a Pick-up Jeep. Um dos opcionais oferecidos era a tração 4×4. Com isso, ela foi a primeira picape brasileira a oferecer essa opção.  Um dos grandes atrativos da picape era a sua capacidade de carga, que levava quase 800 kg em sua caçamba. Era resistente e robusta e acabou sendo a preferida dos agricultores e fazendeiros.

No final da década de 60 a Willys-Overland do Brasil foi comprada pela Ford. E em 1970, sem mudanças na carroceria, a picape foi renomeada como F-75. Muitas F-75 foram adaptadas, tendo a caçamba, originalmente de metal, substituída por caçambas de madeira e até mesmo por baús. 

Foi também lançada uma versão militar, chamada de F-220. Essa versão foi muito utilizada pelas Forças Armadas brasileiras sendo, inclusive, exportada para outros países. Posteriormente, essa versão passou a ser conhecida como F-85, após sua venda ser permitida ao público civil nos leilões do exército.

Veja as fotos dessa linda Ford F-75 1981

As fotos foram gentilmente cedidas pela Pastore Car Collection, especializada na comercialização de veículos de coleção.

Miniatura Ford F-75

Em 2012 a Planeta Deagostini lançou a coleção “Carros Inesquecíveis do Brasil” com miniaturas de vários modelos que marcaram a indústria automotiva brasileira desde a década de 50.

A edição número 67 veio com a miniatura da Ford F-75 1980. A miniatura é muito bem detalhada, como a maioria que integra essa coleção. E foi aí que começou o sonho do autor. A F-75 fez parte da minha infância e adolescência. Meu avô tinha essa picape, porém adaptada com uma caçamba de madeira. 

Procurando por customizadores de miniaturas, encontrei vários que disseram que fariam a caçamba com impressão 3D, com o assoalho coberto de madeira. Porém, não satisfeito com a solução, continuei a procurar alguém que faria a caçamba inteira de madeira. 

Acabei encontrando o Renato do Studio 74 Kustoms. Nem lembro como encontrei o seu Instagram. Porém, o seu trabalho me impressionou. Entrei em contato, expliquei o projeto, e ele, além de dizer que conseguiria fazer, se mostrou tão empolgado quanto eu pra tornar isso realidade. 

Miniatura Original

Esta foi a miniatura utilizada na customização.

Então está aí essa linda miniatura, super detalhada que, além de ser uma incrível peça em minha coleção, é uma lembrança muito boa para a minha família.

A Customização

A Miniatura

Detalhes da Miniatura

Distribuidor: Planeta Deagostini
Coleção: Carros Inesquecíveis do Brasil
Escala: 1:43
Dimensões: aproximadamente 12,5 cm x 4,5 cm x 4,5 cm (comprimento x largura x altura)
Cor original: Vermelha
Cor final: Laranja, pintura automotiva
Material utilizado na caçamba: Madeira Balsa

Deixe um comentário