You are currently viewing O que são escalas?
O que são escalas?

O que são escalas?

Um Fiat Coupe e a sua miniatura, escala 1:43. A miniatura foi customizada com todos os detalhes do veículo real pelo Studio 74 Kustoms, que faz esse incrível trabalho de customização. Para conhecer mais do trabalho deles visite o site (http://www.s74k.com) ou siga o Instagram (https://www.instagram.com/studio74kustoms) deles.

Miniaturas de veículos podem ser fabricadas com ou sem escala. Porém, no mundo dos colecionáveis, os fabricantes definem escalas para a fabricação das miniaturas. As escalas são utilizadas para ampliar, reduzir ou manter o tamanho da representação de um objeto em uma planta. Dessa forma, elas indicam a relação do tamanho do objeto representado com o seu tamanho real.

No caso das miniatura, a escala determina quantas vezes a miniatura é menor do que o veículo real. Por exemplo, um Opala 4 portas 1969 tem o comprimento de 4,58 m.  Para se determinar o tamanho da miniatura, primeiro define-se a escala. Depois, é só dividir o tamanho real do veículo pela escala escolhida. Veja o exemplo do Opala:

Escala 1/18: 4,58 m / 18 = aproximadamente 25,5 cm
Escala 1/24: 4,58 m / 24 – aproximadamente 19 cm
Escala 1/32: 4,58 m / 32 = aproximadamente 14,3 cm
Escala 1/43: 4,58 m / 42 = aproximadamente 10,6 cm
Escala 1/64: 4,58 m / 64 = aproximadamente 7,2 cm

Mas é claro que, para que a miniatura seja proporcionalmente igual ao veículo original, a escala tem que ser considerada para todas as medidas do carro. Devem ser considerados o comprimento, largura, altura, além das dimensões de cada peça do carro.

Várias coleções não possuem uma escala definida. Na coleção de carros brasileiros lançada pelo Jornal Extra, por exemplo, todas miniaturas têm aproximadamente o mesmo comprimento, aproximadamente 11cm. Por isso o Fiat 147 parece um gigante ao lado do Opala. Outro exemplo disso são as miniaturas 1/64, bastante conhecidas por causa dos Matchbox e Hot Wheels. As miniaturas consideradas 1/64, no geral, têm tamanhos muito aproximados, o que não acontece com os veículos reais representados por essas miniaturas.